+ Palavra


















A dificuldade de Esperar
Eclesiastes 3 nos diz que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.”

Não é novidade para ninguém que, na vida, passamos por diversas fases, inclusive a adolescência é apenas mais uma delas! Uma fase, que assim como chegou, logo vai passar. Porém, mesmo como adolescentes, temos uma eterna dívida de amor com Jesus, por ter nos dado a chance de um futuro eterno. Penso que se a nossa vida se limitasse a esta, quão triste seria viver, pois o que mais vejo são pessoas jovens, cheias de planos, com expectativas para o futuro, morrendo e deixando seus planos de sucesso inconclusos.

Ainda hoje, lia o Evangelho de João e meditei na seguinte fala de Jesus:

“Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a Vida Eterna, alimento que o Filho do Homem vos dará; pois Deus, o Pai colocou o seu selo sobre Ele.” (João 6: 27)

Quantas vezes, diante da incerteza do futuro, comecei a me desesperar. Dúvidas sobre a melhor faculdade a fazer, a melhor profissão a desenvolver, o melhor cônjuge (marido ou esposa, namorado ou namorada), e me esqueci de que todo o meu futuro está nas mãos de Deus. Tentei até mesmo dar uma forcinha para Ele, acelerando as coisas, e acabei esquecendo que há tempo para todas as coisas nesta vida, inclusive tempo para ESPERAR.

Como é difícil esperar! E é tão difícil porque esperar exige tempo. O tempo tem sido o bem mais precioso para qualquer ser humano. Tempo é dinheiro! O mundo Globalizado vai caminhando tão depressa que nos oprime a tentar caminhar no mesmo ritmo, senão, somos deixados para trás! Crianças crescem tão rápido! Semanas passam em segundos! E acabamos nos esquecendo de uma coisa: Deus é o mesmo do passado, Ele não se adaptou ao tempo global, mas permanece sendo o Senhor do Tempo!

O maior influenciador para nos fazer entrar em desespero a ponto de iniciar um relacionamento errado, uma profissão errada, ou até mesmo a perder qualquer expectativa de futuro é Satanás, o maior frustrador de sonhos! Ele estava lá quando meus colegas de turma me “zuavam” por ser “estranho”. Ele também estava lá quando me frustrei em um relacionamento e prometi nunca mais abrir minha vida para outra pessoa! Mas Deus também estava lá, e sabia que poderia transformar aquela situação de dor, em um testemunho de restauração, a ponto de todos poderem ver o poder d’Ele operando em mim!

Por isso, nossos sentimentos, nossos sonhos e todas as nossas expectativas de futuro devem estar escondidos no altar de Deus. O altar é lugar de morte, de renúncia, sacrifício de nossos próprios sonhos, para passarmos a viver os sonhos de Deus, que são muito maiores do que os nossos! Vale a pena sacrificar nossa tudo no altar do Senhor, pois Ele é aquele que com Seu Espírito ressuscita cada um de nossos sonhos e nos ergue para viver uma vida altaneira.

Habacuque diz que “O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.” (Habacuque 3: 19)

Aqueles que amam a Cristo e vivem por Ele, têm a certeza de um futuro certo que nem mesmo a morte poderá deter, pois quando fecharmos os olhos aqui, morrendo para o mundo, abriremos nossos olhos na Vida Eterna, no Céu com Jesus. Essa Vida Eterna começa no momento em que recebemos a Cristo em nosso coração, e passamos a viver no Centro da Vontade d’Ele.

Quem sabe, hoje, a vontade d’Ele é que você abra mão de algo que parece tão importante, talvez um relacionamento que não o agrada. Ou o que ele quer de você seja seu Tempo, algo tão precioso, e que tem sido pouco dedicado a conhecê-lo! Tente parar um pouco, refletir em seu relacionamento com o Senhor e deixe que Ele te mostre os lugares Altos por onde quer te fazer caminhar.

Esta Palavra conforta meu coração, oro para que conforte o seu também!

Em Jesus,

Douglas Rodrigues

(Conselheiro Ajudante dos Adolescentes IMWF)

Um comentário:

  1. Os adolescentes de nossa igreja estão de parabéns, mostrando um exemplo de unidade e companherismo, Deus certamente tem ordenado suas bençãos! permaneçam firmes e fortes!

    ResponderExcluir